14 março, 2017

Prêmio Arquiteto do Amanhã IAB-RJ: Projeto Estação Gramacho


Jonas Abreu, estudante de arquitetura da FAU-RJ usou o ARCHICAD para propor intervenções na Estação Gramacho (RJ) e ganhou o Prêmio Arquiteto do Amanhã IAB-RJ na categoria Operação Urbana.

Jonas conta abaixo como o ARCHICAD o ajudou a criar esse incrível projeto.


JONAS ABREU - A área escolhida para o trabalho foi a Estação Ferroviária de Gramacho e seu entorno, localizada no município de Duque de Caxias, RJ. A região é caracterizada por ser uma centralidade comercial e de transportes gerada a partir de um grande fluxo de usuários da estação ferroviária. Ao iniciar as análises da área foram identificados problemas de fluxos entre pedestre e veículos, presença de comércio informal desorganizado, subdimensionamento da estação e da passarela para os fluxos existentes, desorganização dos pontos de ônibus e calçadas inadequadas.


Apesar dos problemas encontrados, a intensidade de pedestres que circulam na área todos os dias, que alimentam o comércio local e se distribuem para os bairros e municípios vizinhos, se mantém. A partir desta perspectiva de problemas e potencialidades, optou-se em propor uma Operação Urbana que possa reforçar e consolidar a área como centralidade local, com o objetivo de transformar a região em um espaço público acessível para os usuários da área. Para isso, a Operação propõe a reestruturação da atual Estação Ferroviária de Gramacho a partir de um “edifício travessia” que promove a interligação de ambos os lados da via férrea, além de integrar os núcleos do projeto: estação ferroviária, edifício de serviços públicos, praças existentes e edifícios de uso misto com terminais de ônibus localizados no térreo. Desde os primeiros estudos da operação houve a necessidade de trabalhar com uma ferramenta que pudesse representar a situação urbana de maneira ampla e precisa.





O conceito do modelo digital único do ARCHICAD possibilitou essa representação através do acesso integrado das diversas representações gráficas, como planta baixas, cortes, fachadas, além de perspectivas isométricas e cortes perspectivados. O que auxiliou na compreensão das soluções adotadas, facilitou de maneira primordial a leitura da realidade urbana da área em estudo e das relações da implantação dos equipamentos propostos com o entorno existente. O modelo digital único também foi essencial à necessidade de considerar a estrutura atual da estação. 

Intervenções em áreas já construídas requerem um cuidado maior em relação à compatibilização das novas propostas com a realidade construída existente. Nesse sentido, a ferramenta filtro de renovação do software auxiliou na visualização e comparação das áreas a serem demolidas, preservadas e construídas.  Através desse método foi possível uma sucessão de processos que inclui a rápida visualização dos impactos das soluções adotadas, identificação de inconsistências, correção dos erros e a continuidade do projeto, de maneira simultânea e retroalimentar. 




Dessa forma, o fluxo de trabalho de forma unificada tornou as modificações e avanços do projeto muito mais controladas e produtivas, uma vez que o ciclo foi contínuo. E ao final do trabalho, a produção da documentação de projeto foi facilitada, sendo apenas necessário organizar e fazer os ajustes para a apresentação final.

Ficha Técnica: Título: Operação Urbana Estação Gramacho Prêmio: Vencedor do 33º Prêmio Arquiteto do Amanhã – Categoria Arquitetura de Edificações Localização: Gramacho – Duque de Caxias, RJ Área Total da Intervenção: 46.500 m2

Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-UFRJ – 2016.1 Autor: Jonas Abreu da Silva Orientador: Prof. Pablo Cesar Benetti