01 abril, 2020

#TrabalhandodeCasa: DMDV Arquitetos

Como os escritórios de arquitetura estão lidando com o trabalho remoto em meio ao Coronavírus?

Convidamos Bruno Bonesso, Sócio-Fundador do escritório paulistano DMDV Arquitetos, para contar como o trabalho remoto em seu escritório vem sendo realizado, e também, quais ferramentas estão ajudando a manter a comunicação e a produtividade de sua equipe. 

Boa leitura!




Por Bruno Bonesso
       
O trabalho a distância, de alguma forma, já fazia parte da nossa realidade. Normalmente, em atividades menos complexas realizadas em finais de semana ou feriados prolongados. Para tanto, apoiávamo-nos nas licenças corporativas do Office 365, nos computadores caseiros ou com acesso pelo navegador de internet.

Da GRAPHISOFT, temos três licenças que podem ser transferidas para qualquer computador, assim, através do License Manager Tool, a autorização para o software viajava do escritório para casa e vice-versa.

Entretanto, desde o dia 16 de março, à fórceps iniciamos o trabalho remoto de maneira integral. O processo foi realizado de modo muito rápido, e com o apoio de nossos parceiros de trabalho, o DMDV levou três dias nessa transição. A Cluster2go, empresa que nos presta suporte em T.I. criou a conexão VPN para todos os arquitetos do escritório. Desta forma, a equipe acessa o ambiente de trabalho, nossa rede local, como se estivessem no escritório.

Nesta transição, contamos também com o apoio importantíssimo da GRAPHISOFT, pois as demais licenças que possuímos do ARCHICAD ficam instaladas em um CmDongle, uma espécie de “pen-drive” conectado em nosso BIM-server. Entretanto, apesar de estarmos conectados ao ambiente da empresa a autorização não é distribuída fora da rede local.

O impasse foi rapidamente resolvido pela GRAPHISOFT que, compreendendo a realidade que se impôs ao mundo, gentilmente cedeu licenças de trabalho emergenciais. Assim, todos os arquitetos puderam liberar o uso do software e trabalhar normalmente, inclusive utilizando as ferramentas do TeamWork, sistema que abre o mesmo projeto para vários profissionais editarem o modelo BIM simultaneamente.




As demais atividades têm acontecido através Office 365, que permite a edição de arquivos na nuvem por mais de um usuário, mas a solução mais significativa vem do Microsoft Teams que nos permite fazer reuniões com toda a equipe, com parceiros e clientes do escritório. O Microsoft Teams também oferece a integração das outras soluções da desenvolvedora, como o Onedrive, essencial para a transferência de arquivos pesados ou pastas inteiras e o Planner, utilizado tanto para organizar o trabalho quanto para distribuir tarefas.

Mesmo os desenhos elaborados a mão, continuam fazendo parte da nossa rotina. Usando o tablet e sua caneta, podemos elaborar croquis e comentar os projetos no App Concepts da TopHatch.

A produtividade não está sendo afetada, pois todos têm a disciplina de dedicar-se às tarefas nos momentos certos, sem deixar as distrações domésticas interferirem no desenvolvimento do trabalho, essas atividades tomaram o tempo que antes era dispendido com os deslocamentos para o escritório e demais compromissos da agenda. Entendemos que a manutenção de uma rotina colabora para o progresso dos trabalhos.

A tecnologia é nossa maior aliada para mantermos os negócios fluindo de maneira extremamente satisfatória, além de, ainda que de maneira virtual, aproximar as pessoas da equipe de trabalho.


-
Saiba mais sobre o DMDV Arquitetos em: http://dmdv.com.br/