08 abril, 2020

#TrabalhandodeCasa: Ideia1 Arquitetura



Como os escritórios de arquitetura estão lidando com o trabalho remoto em meio ao Coronavírus?




A convidada de post hoje é Christine Beck, 
Sócia e BIM Manager da Ideia1 Arquitetura, de Porto Alegre. Ela vai nos contar como sua equipe está lidando com o isolamento social e trabalho remoto meio a crise que vivemos. Segundo Christine, um dos pontos fortes para lidar com essa situação foi a união do time, que para matar a saudades, organizam até happy-hour online!

Leia a matéria completa

Por Christine Beck


Aqui na Ideia1, em meio a este período conturbado e repleto de incertezas, foi a união da nossa equipe que nos deu forças para tomarmos providências de forma rápida e segura para todos.

Um dos fatores que nos facilitou tomar a decisão de passar toda a equipe para o trabalho remoto, foi que já tínhamos alguns arquitetos dentro da equipe que utilizavam o sistema VPN (Virtual Private Network) para acessar o nosso servidor de forma segura e online. Porém, antes de solicitar o acesso VPN para toda equipe, entramos em contato com a empresa que presta serviços de TI para o escritório e procuramos entender se não teria perigo de aumentarmos consideravelmente o tráfego de dados e gerar algum tipo de lentidão no servidor ou até mesmo pane. 

Depois de garantirmos que o servidor aguentaria bem, entramos em contato com a equipe de Suporte Técnico da GRAPHISOFT que nos auxiliou em questões de acesso ao Teamwork, BIMcloud e nos liberou licenças emergenciais para podermos seguir com o desenvolvimento dos nossos projetos, cada arquiteto em sua residência.

No primeiro dia, começamos a migração com os 6 arquitetos que faziam parte ou que moravam com alguém do grupo de risco, para testarmos se tudo estava funcionando bem. Após o ok de todos, ao longo da semana mais arquitetos foram migrando e entrando no estado "home office", até fecharmos o escritório físico e ficarmos trabalhando completamente online. 

Apesar de acreditarmos que o online não substitui a troca que temos no convívio diário (até happy hour pelo Hangouts conseguimos organizar!), as conversas do dia-a-dia foram substituídas por mensagens no WhatsApp, calls no Skype, vídeo conferência pelo Google Meet, mas os projetos que já eram gerenciados de forma online pelo Monday e acessados simultaneamente pelo Teamwork no BIMcloud, continuaram iguais.


Estamos felizes de termos conseguido estabilizar a situação e de termos toda nossa equipe engajada, cumprindo prazos e dando seu melhor, porém esperamos que logo as coisas voltem ao normal e que os happy hours passem a ser presenciais novamente!

Boa sorte a todos! 

-

Saiba mais sobre a Ideia1 Arquitetura em: http://www.ideia1.com.br/