13 outubro, 2014

GRAPHISOFT assina Termo de Cooperação Técnica com os Estados de Santa Catarina e Paraná

A GRAPHISOFT e as Secretarias de Planejamento de Santa Catarina (SPG) e Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) assinaram no dia 30 de setembro no Paraná, Termos de Cooperação Técnica com o objetivo de promover um conjunto de ações visando à implantação do BIM (Modelagem de Informação da Construção) nos estados e o fomento à tecnologia por meio de seminários, fóruns e treinamentos. Além disso, a GRAPHISOFT dará apoio aos Laboratórios BIM, criados em ambos os Estados para o estudo, experimento e o desenvolvimento de padrões de recebimento e análise de projetos em BIM.

As Secretarias de Estado de Santa Catarina (SPG) e do Paraná (SEIL), receberão licenças de dois softwares de BIM da GRAPHISOFT, o ArchiCAD para modelagem de arquitetura e o MEP Modeler, software complementar ao ArchiCAD que é utilizado para modelações de tubos e sistemas. As equipes dos laboratórios BIM de Santa Catarina e do Paraná também terão apoio no desenvolvimento de templates adequados às exigências de cada estado com o objetivo de facilitar aos projetistas a aprovação e submissão de projetos em BIM.

A iniciativa dos dois estados é pioneira no Brasil e deverá servir como inspiração para outros estados no desenvolvimento de padrões de recebimento de projetos em BIM. Essa iniciativa tem como referência a experiência em Cingapura, o país mais adiantado no planejamento de obras públicas a partir da tecnologia BIM. O caso de Cingapura foi apresentado pelo arquiteto português Marcelo Morim, gerente de produto da GRAPHISOFT em Cingapura, através de uma videoconferência, na ocasião da assinatura dos Termos de Cooperação.