15 setembro, 2015

Conexão Rhino – Grasshopper – ARCHICAD

A conexão Rhino-Grasshopper-ARCHICAD é mais do que um pacote de interoperabilidade desenvolvido pela GRAPHISOFT. Ela preenche uma lacuna ao longo do projeto, entre os primeiros estágios de criação e a informação da modelagem da construção. Ela oferece ferramentas para uma troca bi-direcional sem falhas da geometria enquanto traduz formas geométricas simples em elementos BIM ao adicionar a funcionalidade de edição algorítmica.





Conexão Rhino – ARCHICAD

Um par de add-ons para Exportar e Importar que lê e escreve o formato nativo do Rhino (.3dm) no ARCHICAD. Com o auxílio destas extensões os usuários são capazes de desenvolver um fluxo baseado em modelo de referência entre os dois programas, onde o formato do arquivo de troca é .3dm do Rhino.

O add-on Rhino Export permite aos usuários passar a geometria de um modelo produzido no ARCHICAD para o Rhino de forma eficiente. Os usuários podem escolher entre diferentes métodos de representação do modelo para que este vá de encontro aos objetivos da troca.

O add-on Rhino Import permite aos usuários trazer um modelo criado no Rhino para o ARCHICAD. O modelo importado aparecerá como um objeto GDL mantendo a lógica de construção original do modelo Rhino. 


Conexão Grasshopper – ARCHICAD 

Um par de add-ons trabalhando juntos, ligando o Rhino/Grasshoper ao ARCHICAD de forma dinâmica. A conexão oferece um fluxo de projeto único onde o poder de cada programa é complementado pelo outro independente da fase do projeto.

A ferramenta converte diretamente qualquer geometria do Rhino/Grasshopper em elementos construtivos BIM ao se usar a interface Grasshopper, enquanto mantém o controle algorítmico do modelo. Ele opera através de uma conexão em tempo real onde as capacidades de edição paramétricas do Grasshopper são aplicadas diretamente em elementos construtivos predefinidos do ARCHICAD com seus elementos geométricos 2D e 3D e seus parâmetros.

Devido a esse link dinâmico, qualquer elemento (geometrias básicas ou componentes BIM completos) originado em qualquer um dos três ambientes - Rhino, Grashopper, ARCHICAD - pode ser armazenado ou referenciado no script de design algorítmico. 



Quer saber mais??

Para ver os fluxos bidirecionais entre o ARCHICAD, Rhino e Grasshoper em tempo real, e descobrir todos os seus benefícios, inscreva-se no webinar público no dia 6 de Outubro!
(em inglês)