29 setembro, 2015

Sebrae-ES: Mais um projeto premiado desenvolvido com o ARCHICAD

MCA Arquitetura vence o XII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obras Públicas - Green Building, com o projeto da nova sede do Sebrae-ES.

A MCA Arquitetura nasceu em 2009 como um braço da MCA Estruturas, empresa com 15 anos, e desde o seu início utilizou a tecnologia BIM como carro chefe para os seus projetos.

O projeto para o Sebrae-ES, devido à sua localização, trouxe um importante desafio de gabarito, que resultou, junto com a ajuda da modelagem em BIM, em um projeto inovador e de arquitetura marcante. 


A edificação tem 15 itens de sustentabilidade, incluindo o reaproveitamento da água e da luz solar, a especificação dos materiais, e todo o posicionamento bioclimático da edificação que foi pensado levando em conta as condições do Espirito Santo.


O Prêmio

O Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa é o maior e mais original prêmio da categoria na América Latina e o único que premia o cliente final juntamente ao escritório de arquitetura, reconhecendo assim quem investe na arquitetura de qualidade. 

Foto: Flex Eventos
O cerimonial de premiação foi realizado no último dia 21 de agosto, no Sheraton WTC. Este ano foram 1098 inscrições de 19 Estados, distribuídos nas 20 categorias da premiação. O evento foi uma grande celebração da Excelência da Arquitetura e Construção Brasileira.

"Este prêmio é dedicado a todos nossos colaboradores e parceiros que se empenharam para executar um importante projeto de Tecnologia e Sustentabilidade para a Cidade de Vitória - ES. Esperamos que este seja um marco de mudança e conscientização para que as futuras edificações adotem o caminho verde da sustentabilidade proporcionando um futuro melhor para nossas próximas gerações"


O Uso do ARCHICAD no desenvolvimento do projeto

Segundo Carlos Eduardo Calmón, sócio-fundador da MCA Arquitetura, "a utilização do ARCHICAD neste projeto foi essencial para o seu sucesso, utilizamos todos os recursos disponíveis para elaborar o projeto desde sua base preliminar, projeto executivo e compatibilização com as demais disciplinas. O uso das ferramentas disponíveis para avaliarmos os benefícios das tecnologias aplicadas à sustentabilidade desta edificação de fato moldaram a obra, permitindo o aproveitamento máximo na gestão de energia elétrica e reaproveitamento de recursos hídricos."


O Sebrae-ES é um case especial para a GRAPHISOFT não só pela grande qualidade projetual e pelo seu caráter sustentável, mas também porque a MCA Arquitetura aproveitou todos os recursos tecnológicos e únicos da ferramenta, provando ser possível a inovação no fluxo da cadeia construtiva em nome de soluções mais sustentáveis. O BIMx Pro foi um exemplo disso. O projeto, que na fase executiva contava com cerca de 700 pranchas foi entregue ao cliente na plataforma BIMx Pro, o visualizador de projeto BIM para aplicativos móveis que permite visualizar de forma interativa e integrada os modelos 3D e toda a documentação do projeto que permanece atualizada a cada revisão.

Conheça mais sobre o projeto do Sebrae-ES e a MCA Arquitetura no vídeo do projeto:



Sobre o ARCHICAD
GRAPHISOFT® iniciou a revolução do BIM com ARCHICAD®, o software BIM para arquitetos líder de mercado . Com a abordagem BIM do ARCHICAD, os arquitetos podem explorar os conceitos de projeto com total confiança, sabendo que cada detalhe está sendo capturado e todos os documentos estão sincronizados. A GRAPHISOFT continua a liderar a indústria com soluções inovadoras, como o revolucionário GRAPHISOFT BIM Server ™, primeiro ambiente de colaboração BIM em tempo real do mundo. A colaboração Open BIM oferece um fluxo de trabalho inteligente, baseado em modelo, entre os membros da equipe de projeto, arquitetos e complementares usando ARCHICAD, resultando em uma maior eficiência no processo de projeto e construção.

Conheça mais e baixe uma versão de avaliação gratuita: www.myarchicad.com