18 dezembro, 2015

Grupo Nemetschek adquire a Solibri, especialista líder em BIM

O Grupo Nemetschek, do qual faz parte a GRAPHISOFT, adquiriu a Solibri, líder em checagem de modelos BIM.


  • A Solibri é a líder de mercado na garantia e controle de qualidade de modelos BIM (Building Information Modeling), o método de trabalho digital na indústria da construção
  • Possui alto nível de adequação estratégica e extensão significativa do portfólio de soluções da Nemetschek para processos de projeto e de construção
  • Há oportunidades de crescimento consideráveis, como resultado do crescente foco em padrões BIM necessários para projetos de construção do setor público em todo o mundo

Munique / Helsinki, 18 de dezembro de 2015 – O provedor de softwares Nemetschek AG (ISIN 0006452907) acordou hoje a aquisição de 100% das ações da Solibri Oy, com sede em Helsinki, Finlândia. A Nemetschek foi capaz de vencer com sucesso os vários potenciais compradores por causa de sua estrutura de grupo com uma oferta de marca independente.


Solibri é uma provedora global líder e alinhada internacionalmente a soluções de software para a garantia e controle da qualidade do modelo BIM (Building Information Modeling), o método de trabalho digital para a concepção, construção e operação de edifícios. O " Solibri Model Checker" valida se os modelos BIM são compatíveis em termos de integridade, qualidade e se atendem a padrões específicos de cada país ao longo de todo o processo de concepção e construção. A avaliação dos projetos inteiros de acordo com regras de análise lógicas que detectam erros é única em todo o mundo. A Solibri - como todas as marcas do Grupo Nemetschek - é um proponente de padrões abertos (Open BIM) e permite a aplicação de informações da construção relevantes através de interfaces abertas em todas as fases do processo de construção.

A Solibri foi fundada em 1999 e tem cerca de 35 funcionários. Além de sua sede em Helsinki, a empresa tem filiais nos EUA e no Reino Unido e escritórios de vendas na Espanha e na Alemanha. Para o exercício de 2015, Solibri antecipa receitas no valor de pouco menos de 5 milhões de euros, um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior. Uma margem operacional (margem EBITDA) de mais de 20% é esperada para 2015.

A componente fixa do preço da aquisição de compra atinge os 32 milhões de euros. O financiamento é através da obtenção de um empréstimo. Este é complementado por componentes de earn-out, que estão ligados ao aumento das receitas e à lucratividade no ano financeiro de 2017. De acordo com a perspectiva de hoje, os pagamentos de earn-out no valor de aprox. 13 milhões de euros estão previstos. A aquisição deverá ser concluída até o final de 2015.

Perfeita adição estratégica

Estrategicamente, a Solibri é muito significativa para o desenvolvimento do Grupo Nemetschek. As soluções são um complemento perfeito; elas terão uma posição central no portfólio de soluções do Grupo Nemetschek e conectarão todas as marcas e seus produtos por meio de um fluxo de trabalho integrado e holístico. Além disso, o Solibri já tem um alto grau de presença no setor da construção, que irá reforçar o acesso dos cliente ao Grupo Nemetschek neste mercado em forte crescimento. Solibri tem como públi-alvo clientes em todo o ciclo de vida da indústria AEC, por exemplo, empresas de construção, empreiteiros gerais, arquitetos, engenheiros e proprietários de edifícios. As vendas são feitas diretamente, bem como através de uma rede de revendedores. Hoje, as soluções já estão sendo vendidos em todo o mundo.

"A aquisição da Solibri tem sido consistente com a nossa estratégia de aquisições na indústria de AEC e fortalece consideravelmente a nossa posição global como um fornecedor líder de soluções open BIM. Com o apoio do Grupo Nemetschek, a Solibri continuará a prosseguir a sua estratégia de crescimento internacional e se beneficiar do nosso acesso global ao cliente", comenta Patrik Heider, CFOO e Porta-Voz do Grupo Nemetschek. "Vemos na Solibri uma empresa em forte crescimento que irá fortalecer estrategicamente nossa carteira de soluções."

A Solibri, por sua vez, vai lucrar com um grupo forte, com um foco de vendas internacional e acesso direto a uma base de clientes em crescimento, com mais de 1,8 milhões de usuários em todo o mundo. "As sinergias com as marcas Nemetscheck vão pavimentar o caminho para um maior crescimento bem sucedido. Estou convencido de que nós somos um ajuste excelente para o Grupo Nemetschek e que nos beneficiaremos consideravelmente uns dos outros e reforçaremos ainda mais a nossa posição no mercado ", diz Heikki Kulusjärvi, CEO da Solibri.

Impulsos de forte crescimento, como resultado de padrões BIM

A adesão a padrões BIM para projetos de construção financiados com recursos públicos é um tema muito discutido no mundo inteiro uma vez que o cumprimento torna-se cada vez mais exigido pelos governos e autoridades públicas. Com a aplicação integral da regulamentação BIM, a demanda por soluções Solibri está crescendo, uma vez que executa as verificações de qualidade exigidas e melhora os processos. Isto resulta em vantagens consideráveis ​​em termos de custo e eficiência, bem como um elevado grau de fiabilidade e da transparência de criação.

Sobre o Grupo Nemetschek

O Grupo Nemetschek, de Munique, é um fornecedor líder de software a nível mundial para a indústria de AEC (Arquitetura, Engenharia, Construção). Com suas 12 marcas, o Grupo Nemetschek agora serve mais de 1,8 milhões de usuários em 142 países em mais de 50 locais em todo o mundo. Fundada em 1963 pelo professor Georg Nemetschek, a empresa concentra-se em inovações como o Open Building Information Modeling (Open BIM) para o mercado AEC de amanhã. Tornada uma S/A em 1999 e cotada na TecDAX, a empresa obteve receita de 218,5 milhões de euros e um EBITDA de 56,8 milhões de euros em 2014.

Sobre a Solibri

Solibri é o líder em Garantia e Controle de Qualidade em BIM. Fornece ferramentas inovadoras para validação do modelo BIM, controle de normas, coordenação e revisão de projeto, análise e verificação de códigos. A Mensagem corporativa da Solibri é desenvolver e ofertar soluções que asseguram e melhoram a qualidade de projetos baseados em BIM e tornar todo o processo de projeto e construção mais produtivo e rentável. Os clientes da Solibri incluem grandes proprietários de edifícios, construtoras, arquitetos e empresas de engenharia em mais de 70 países.