Bem-vindo ao último dia da campanha 21 Dias Com o ARCHICAD 21.
Durante estes dias trouxemos as principais novidades e melhorias que você vai encontrar na versão mais aguardada de todos os tempos.
Para fechar o último dia desta campanha, te convidamos a conhecer as novidades exclusivas da versão brasileira.
ARCHICAD 21 - Eleve o Seu BIM - Versão BRA
Localizar uma versão do ARCHICAD não é tarefa fácil. O trabalho de localização de uma versão começa quando ela ainda está sendo desenvolvida. Todo este trabalho tem sido feito no Brasil desde a versão 16 pelo arquiteto Max Andrade, que conta aqui como é feito o processo de localização.
Mas além da tradução do software, a localização também engloba todas as preferências, padrões e favoritos brasileiros que são incluídos no template da versão. O template da versão 21 foi desenvolvido pelo arquiteto Vinicius Lima, que fez um primoroso trabalho na criação dos Favoritos das novas ferramentas Escada e Guarda-Corpo, e na adaptação das outras novidades e melhorias do ARCHICAD 21, em especial o Gestor de Classificação.
Com vocês, as novidades do Template do ARCHICAD 21, nas palavras do Vinícius Lima:
As novas ferramentas de escada e guarda- corpo vieram com tudo! Elas são o “Batman e Robin” do ARCHICAD 21. Fazendo jus a espera de todos os usuários, é difícil falar sobre estas duas sem escapar um elogio. No entanto, as ferramentas têm muitos recursos, e seria preciso ao menos algum tempo para parametrizar uma dupla de escada e guarda-corpo para o seu projeto, mas nos cuidamos disso no TEMPLATE BRA 21 e criamos 12 opções iniciais de escadas, e 9 opções de guarda-corpos, são 108 combinações possíveis!
ESCADAS
Você imaginava uma janela complicada e confusa para as regras de cálculo da escada, certo? Errado! A janela de “Geometria e Posicionamento” é muito simples. Basta dizer quais são as restrições de tamanho de piso e espelho, se ela respeita a alguma fórmula de cálculo entre piso e espelho, e o resto... deixa que ela ajeita para você:
As definições da estrutura são basicamente quatro, mas dentro de cada uma dessas quatro, abrem-se outras “subdefinições”:
Esse menu gráfico ficou lindo! Basta você clicar na inflexão que deseja modificar, e as opções aparecem ali embaixo:
Também dentro de cada uma destas seções existem uma serie de parametrizações possíveis, veja algumas:
“Requadro” nos espelhos:
Finalização do Bocel:
Rebaixo “estriado”:
Faixa anti-derrapante ou barra de proteção:
GUARDA-CORPO
Sabia que a ferramenta de guarda-corpo, por realizar segmentos inclinados, pode ser utilizada para outras finalidades? Para isso criamos 12 opções de Favoritos, sendo 9 guarda-corpos e outras 3 para instigar as possibilidades de utilização da ferramenta. São eles:
CLASSIFICAÇÕES
No TEMPLATE BRA 21, fizemos a tradução do novo recurso CLASSIFICAÇÕES. No início você vai se perguntar: em que isso me ajuda? Mas quando começar a tirar partido delas verá que é um recurso gigante!
Veja, nas versões anteriores tínhamos apenas CLASSIFICAÇÕES limitadas, e não eram parametrizáveis. Relembre quais eram:
Obviamente, você pode fazer o mapeamento para exportação IFC da forma que julgar melhor. Nosso trabalho na tradução do TEMPLATE BRA 21, foi criar uma gama para lá de razoável, já com os mapeamentos IFC devidamente definidos.
Já imaginou as possibilidades que este recurso cria para organizar, criar e gerar novos Mapas e Listas, filtrar e organizar as informações?
Janela do Gestor de Classificações:
DEFINIÇÕES DE TRANSFERÊNCIA DE ELEMENTOS (o bom e velho conta-gotas)
Com a nova “Definições de Transferência de Elementos”, você poderá criar pré-configurações de transferência, e passar só os parâmetros/atributos/definições que escolher. Fantástico! Na imagem abaixo veja as opções que criamos no TEMPLATE BRA 21, mas não se acanhe, crie logo as suas!
ESTILOS 3D
Eu sei que está parecendo propaganda de eletrodoméstico, mas terei de usar o clichê: “E TEM MAIS!!!”
Uma nova aba foi acrescida quando se abre a Janela 3D. É a aba de “ESTIOS 3D”. Com essa aba, você poderá definir estilos de representação 3D para alternar mais rapidamente durante o trabalho, além de poder definí-las no Mapa de Vistas.
É isso pessoal. Foi um prazer contar um pouco sobre a “pontinha do iceberg” dos novos recursos do ARCHICAD 21 que está imperdível.