02 abril, 2020

Configurando o BIMcloud as a Service

BIMcloud SaaS

O BIMcloud as a Service (BIMcloud aaS) permite um trabalho em equipe seguro e em tempo real entre arquitetos na nuvem. Com sua assinatura do BIMcloud SaaS, você obtém acesso ao seu próprio servidor BIMcloud privado hospedado pela GRAPHISOFT no Google Cloud Platform. Nenhuma configuração de TI é necessária - basta iniciar o serviço e em menos de uma hora você estará pronto para compartilhar seus projetos de trabalho em equipe na nuvem.



O BIMcloud aaS suporta as seguintes versões do ARCHICAD - 20, 21, 22 e 23.




Acesso gratuito por 60 dias 

A GRAPHISOFT oferece acesso gratuito de 60 dias ao seu BIMcloud SaaS para ajudar os usuários do ARCHICAD a trabalharem remotamente durante a crise do Coronavírus. Após 60 dias, você poderá cancelar sua assinatura ou continuar por € 68 / mês /usuário).
Inicie sua assinatura gratuita do BIMcloud as Service,

Versões ARCHICAD compatíveis com BIMcloud as a Service: - Suporta todas as versões de ARCHICAD 20, 21, 22 e 23.

Configurando o BIMcloud as a Service


Etapa 1 - Inicie sua assinatura do BIMcloud as a Service

Saiba como
 iniciar sua assinatura do BIMcloud aaS


Etapa 2 - Faça login no seu BIMcloud como administrador




























Etapa 3 - Adicionar usuários


Etapa 4 - Carregar conteúdos para o seu BIMcloud



















Etapa 5 - Trabalhando no TeamWork












Etapa 6 - Faça backup de seus projetos




Para obter mais ajuda, consulte a Central de Ajuda do BIMcloud , a  Central de Ajuda do BIMcloud SaaS e o Guia de Referência do ARCHICAD - TeamWork.

Caso enfrente algum problema, leia o artigo sobre solução de problemas - Lista de verificação de solução de problemas para usuários do BIMcloud as a Service.



Perguntas frequentes
1. Preciso de um cartão de crédito para me inscrever no acesso de emergência gratuito por 60 dias? Serei cobrado após 60 dias?

Sim - você precisa de um GRAPHISOFT ID e um cartão de crédito válido para iniciar seu acesso de emergência de 60 dias ao BIMcloud as a Service. Se você optar por continuar o serviço após os 60 dias gratuitos, não precisará fazer nada - seu acesso se tornará automaticamente uma assinatura mensal e seu cartão de crédito será cobrado.

2. Receberei uma notificação antes dos 60 dias expirarem? Posso optar por não continuar com a assinatura do BIMcloud aaS?
Você receberá várias notificações por e-mail antes que seu período gratuito de 60 dias expire e poderá optar por sair a qualquer momento durante os 60 dias.

3. Qual é o custo após 60 dias?
É € 68 / mês / usuário.

4. Existe um plano anual disponível?
Atualmente, existe apenas um plano mensal para acesso de emergência. Estamos pensando em introduzir um plano anual após o término do período de emergência para usuários que decidirem permanecer no BIMcloud as a Service.

5. Quando começa o meu período gratuito de 60 dias?
No dia em que você inicia seu acesso gratuito.

6. Por quanto tempo a oferta de acesso de emergência de 60 dias estará disponível? Posso iniciar meu serviço daqui a um mês?


Ainda não está decidido - planejamos disponibilizar essa opção enquanto a situação da pandemia do COVID-19 permenecer.

7. Eu já tenho uma assinatura ativa do BIMcloud as a Service. Vou receber 2 meses grátis?
Você não pode ter 2 BIMclouds aaS ativos ao mesmo tempo. Você só pode iniciar seu acesso de emergência se cancelar seu outro BIMcloud SaaS ativo.

8. Temos 10 licenças do ARCHICAD que compartilhamos com 15 usuários diferentes no escritório. De quantas licenças de usuário do BIMcloud eu preciso?

Você provavelmente precisará de apenas 10 - você deve obter tantas licenças de usuário do BIMcloud quanto usuários simultâneos precisarem acessar o Teamwork. Você ainda pode conceder acesso a todos os 15 usuários aos arquivos compartilhados do Teamwork no BIMcloud, mas apenas 10 deles poderão trabalhar simultaneamente com 10 licenças do BIMcloud.

9. Posso alterar o número de licenças de usuário do BIMcloud depois de já ter iniciado o serviço?
Sim - você pode alterar o número de licenças de usuário do BIMcloud através da interface da loja virtual. Se você adicionar mais licenças de usuário do BIMcloud, a alteração entrará em vigor no dia seguinte. Se você reduzir o número de licenças de usuário do BIMcloud, as alterações entrarão em vigor a partir do próximo período de cobrança (mês seguinte).

10. O BIMcloud as a Service oferece a mesma funcionalidade que o BIMcloud local?
Sim, o BIMcloud as a Service é um BIMcloud totalmente funcional e inclui todos os recursos "premium" do BIMcloud sobre os recursos padrão do BIMcloud Basic. Veja uma comparação de recursos entre o BIMcloud e o BIMcloud Basic aqui: https://www.graphisoft.com/bimcloud/overview/

11. Tentei me inscrever no BIMcloud aaS de emergência, mas me disseram que eu precisava criar um novo GRAPHISOFT ID. Por que isso?

Isso acontece quando o seu GRAPHISOFT ID existente é associado a uma empresa que está fora do Reino Unido. A „webshop” de emergência do BIMcloud as a service está tecnicamente operando no Reino Unido, e por isso, você precisará de um GRAPHISOFT ID registrado no Reino Unido. Essa é uma limitação técnica que a GRAPHISOFT está trabalhando ativamente para remover em um futuro próximo.

12. Se eu iniciar meu acesso gratuito, em quanto tempo o serviço estará disponível? Poderei começar a trabalhar no mesmo dia?


Normalmente, o serviço BIMcloud fica disponível em 15 minutos e você pode começar imediatamente a adicionar usuários e projetos ao BIMcloud. No entanto, devido à situação do coronavírus, os datacenters em todo o mundo estão passando por um tráfego extraordinariamente alto e pode acontecer que a infraestrutura necessária para iniciar o serviço não esteja disponível imediatamente. Nesse caso, pode levar até o dia seguinte ou, no pior dos casos, até vários dias para garantir os recursos necessários no data center para iniciar o serviço.

13. Quão difícil é configurar o BIMcloud aaS? Preciso de conhecimento de TI?
Você não precisa de nenhum conhecimento de TI. Toda a configuração e manutenção do servidor é realizada pela GRAPHISOFT. Você é, portanto, o administrador do seu BIMcloud. Depois de iniciar o serviço, você terá acesso à interface de gerenciamento baseada na Web do BIMcloud, onde poderá gerenciar usuários e projetos da mesma maneira que gerenciou o BIMcloud local.

14. Onde os servidores BIMcloud estão hospedados? Haverá instabilidade no serviço?
Atualmente, a GRAPHISOFT opera o BIMcloud como um serviço no Google Cloud Platform. Na prática, isso significa que seu BIMcloud será hospedado na mesma infraestrutura que executa o Gmail ou o YouTube. O sistema seleciona automaticamente o datacenter mais próximo a você para minimizar a instabilidade.


O acesso seguro se da através da https:// - versão mais segura do protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet. pois faz a encriptação dos dados fornecidos, requer a autenticação dos servidores, entre outras ferramentas que garantam a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.

15. Quais são as especificações técnicas dos servidores BIMcloud hospedados na nuvem?
As especificações exatas do sistema não podem ser mencionadas, pois o sistema foi projetado para aumentar ou diminuir o tráfego conforme ele exigir.

16. Quais versões do ARCHICAD são compatíveis com o BIMcloud aaS?
Como um BIMcloud completo, ele suporta todas as versões de idiomas do ARCHICAD 20, 21, 22 e 23.

17. O BIMcloud as a Service funciona com licenças de emergência do ARCHICAD?
Sim.

18. Como faço para acessar meus dados no BIMcloud as a Service?
Você pode acessar seu BIMcloud através do ARCHICAD ou da interface administrativa baseada na Web. Pense no BIMcloud como um serviço, como seu próprio servidor BIMcloud privado na nuvem. A conta do GRAPHISOFT ID  que você fornece na inscrição se tornará um administrador de privilégios totais do seu BIMcloud na nuvem e você poderá executar as mesmas tarefas de gerenciamento que o administrador de um BIMcloud local.

19. Posso transferir usuários e projetos de um servidor BIMcloud existente?
Sim - através da interface de administração da web, você pode importar usuários e projetos exportados de um BIMcloud diferente.

20. Se, após o período gratuito de 60 dias, optar por cancelar o acesso ao BIMcloud as a Service, como poderei transferir meus projetos de volta para o servidor local?

Após o cancelamento da sua assinatura, você terá 14 dias de acesso ao seu BIMcloud como administrador, o que deve ser suficiente para exportar seus projetos. Você pode exportar usuários, funções, projetos e biblioteca da interface baseada no navegador e importá-los no seu BIMcloud ou BIMcloud Basic local. Você também pode salvar seus projetos em execução como arquivos .PLN do ARCHICAD.

21. Posso salvar backups no meu armazenamento de arquivos no local?
No momento, isso não é uma opção no BIMcloud as a Service. Recomendamos que você salve arquivos .PLN diários no ARCHICAD, que você mantém como backup local, caso haja problemas técnicos com o BIMcloud as a Service.

22. Onde devo armazenar arquivos vinculados (por exemplo, desenhos externos) dos projetos do BIMcloud?

Você deve manter esses arquivos em um servidor de arquivos que os clientes do ARCHICAD possam acessar pela Internet. Se isso não for uma opção, o conteúdo externo precisará ser incorporado ao projeto ou vinculado ao BIMcloud (hotlinking projetos de trabalho em equipe). O conteúdo também pode ser vinculado no computador local onde o ARCHICAD é executado, mas, neste caso, a fonte estará disponível apenas para o usuário que o vinculou.

23. O que acontece com meus dados se a Internet estiver inoperante?
Uma cópia do arquivo do projeto em que você está trabalhando é duplicada na sua máquina local em um arquivo "cache local". Se você perder a conexão com o servidor (o ARCHICAD está no "modo offline"), é uma boa prática salvar um arquivo .PLN como um ponto de backup. Você também pode continuar trabalhando nesse arquivo .PLN, sabendo que agora é apenas você que faz alterações no arquivo. Salve frequentemente; envie e receba frequentemente; e salve backups diários .PLN.



24. Onde obtenho suporte técnico para o BIMcloud as a Service?
Entrando em contato conosco através do email: suporte.brasil@graphisoft.com