02 setembro, 2014

Projeto vencedor de Concurso Nacional no RS deve ficar pronto em 2015

Em 2012, ao completar 07 anos de atuação em projetos de arquitetura no Rio Grande do Sul, a Ideia1 Arquitetura foi premiada com o 1° lugar no Concurso Nacional de Arquitetura para ampliação do campus da UNIPAMPA, Universidade Federal do Pampa, que está sendo construído em Santana do Livramento/RS. O projeto de aproximadamente 5 mil m² foi escolhido o melhor entre 19 concorrentes de todo o país e deve ser inaugurado já no próximo ano.


A solução adotada dialoga com o prédio de interesse histórico existente e prevê a construção em 04 Etapas. O programa consta de ampliação de salas de aula, novo prédio administrativo, reforma de alguns setores existentes, criação de refeitório, biblioteca e auditório para 400 pessoas.

A concepção norteadora de toda a intervenção partiu do respeito à história e para tanto a proposta visou preservar e respeitar ao máximo as diretrizes da pré-existência. A solução adotada na proposta foi prolongar a volumetria da edificação principal existente até o final do terreno, interseccionando-a com o novo bloco administrativo, completando o fechamento do grande pátio central retangular existente. Para resolver a transição entre novo e antigo, foi usada a estratégia de descolamento entre as volumetrias. Com isso, deu-se continuidade às circulações em torno deste pátio mantendo a comunicação visual com o centro do conjunto. 


A acessibilidade universal foi resolvida para toda a universidade através de um único núcleo vertical de escada e elevadores, posicionados estrategicamente para se conectar aos corredores existentes do subsolo 02 e subsolo 01, bem como para todos os outros andares da edificação pré-existente e da nova intervenção. Foram mantidas a setorização existente da Universidade, com as funções de ensino situadas no 1º e 2º andares, e as áreas de uso comum – banheiros, área de exposições e auditório – no térreo.

O rebaixamento do pátio central na área imediatamente à frente da nova edificação fez-se necessária para possibilitar a criação de uma nova praça de convívio e de acesso, iluminação e ventilação da biblioteca e cantina. O paisagismo deste rebaixo além de facilitar a execução, mantendo o devido espaçamento dos prédios antigos, criará novos espaços de encontro e convívio da universidade. 

Toda a área administrativa e os gabinetes de docentes foram setorizadas numa única edificação quase que independente e que possui seu fluxo vertical resolvido pelo mesmo núcleo de circulação vertical. Materiais e revestimentos foram usados no seu estado quase que bruto, assumindo a contemporaneidade da intervenção. O uso abundante do vidro gera um contraponto entre as edificações antigas, com mais cheios que vazados, gerando reflexões e transparências na proposta. É nesta complexa intervenção dialética que o projeto apresenta sua maior força: o novo e o antigo, o futuro e o passado, a inovação e a tradição.


Segundo o arquiteto Marcos Laurino, a utilização do ArchiCAD otimizou todo o trabalho deste projeto, desde a etapa de lançamento até o projeto executivo. "Pudemos investir mais tempo na concepção do projeto e gastar muito menos tempo na graficação do material a ser entregue. A flexibilidade do ArchiCAD nos permitiu estudar diferentes opções de projeto e estudar qual solução adotaríamos.

Nesse projeto tínhamos também uma edificação pré-existente, que possuía as plantas, fachadas e cortes apenas em CAD 2D. Conseguimos facilmente elaborar nossas plantas mesclando os desenhos em CAD existentes com o novo projeto em ArchiCAD e concentrando nosso esforço na concepção do novo projeto, ganhando agilidade e maior qualidade de projeto."