02 setembro, 2014

Liverpool México escolhe ArchiCAD® como solução BIM para expansão

A Liverpool, a maior cadeia de lojas de departamento do México escolheu o aclamado software GRAPHISOFT®  ArchiCAD® para implementar o BIM na expansão de novas lojas em todo o México. Liverpool adotou o BIM como um meio para planejar, gerenciar e controlar os processos envolvidos na construção, ampliação e modificação de suas lojas.

Liverpool de México elige ArchiCAD® TeamWork Liverpool GRAPHISOFT CAD BIM ArchiCAD® Anzix


Depois de avaliar a GRAPHISOFT e outro provedor de soluções BIM, o Liverpool escolheu ArchiCAD como solução BIM mais adequada para suas necessidades de crescimento.
A equipe de planejamento das Lojas Liverpool, representada por Martín. A. Pérez, Fernando Parrillat e Carlos Jiménez, destacou vários aspectos em que o ArchiCAD supera seus rivais: "O ArchiCAD permite a manipulação de grandes arquivos sem a necessidade de investir em equipamentos mais sofisticados ou maior infra-estrutura"; Ele acrescentou, "Além disso, a função de trabalho em equipe (TeamWork) facilita a colaboração, mesmo em projetos no exterior". A equipe destacou como é fácil aprender o ArchiCAD e o excepcional suporte técnico da GRAPHISOFT, dado pela subsidiária da Espanha, a matriz na Hungria, assim como seu representante no México, a Anzix.

Finalmente, acrescentou, "Nenhuma outra empresa no México dedicada ao BIM, sequer se compara com a GRAPHISOFT".

Em 2010, a Liverpool implementou a iniciativa "BIM-custo", fazendo assim a primeira integração entre bancos de dados de custos e as informações dos modelos BIM para gerar orçamentos detalhados para a construção dos armazéns.
Estes orçamentos foram gerados em um tempo recorde de cinco horas, reduzindo a variação entre o custo previsto e o custo real de +/-23% para +/-10%, que é extremamente bom numa fase inicial do projeto.

Liverpool começou a trabalhar com a última etapa da sua iniciativa BIM, que inclui a consolidação e otimização de processos e metodologias para operação contínua, através da integração de diferentes disciplinas como engenharia, projeto estrutural e design gráfico, bem como melhorar o trabalho em colaboração fora da sua rede local. Algumas das vantagens que a Liverpool levou em conta para escolher o ArchiCAD incluem:

     Proteção e centralização das informações BIM da Liverpool
     Redução de custos relacionados com alterações ou omissões
     Economia de quase 50% em horas de trabalho devido a mudanças e cerca de 90% devido a revisões
     Projetos mais claros para os clientes, para melhorar a qualidade de correções e aprovações de novas propostas conceituais
     Detecção de erros em cálculos, colisões ou falhas durante a fase de execução
     Desenvolvimento de objetos altamente programáveis e com múltiplas vantagens (GDL)
     Quantificação e cálculo de custos para a tomada de decisões durante o processo de concepção, produção e otimização dos mesmos
     Novas e melhores fontes de informação para outras áreas, tais como manutenção, operações, inventário e prevenção contra perdas, entre outros
     Otimização dos espaços
     Integração de novos conceitos como o design sustentável.

Sobre a Liverpool
Com 103 lojas e 21 empresas para fins comerciais, a Liverpool é maior rede de lojas de departamento do México.
Presente em 52 cidades e 30 Estados, a Liverpool soma 1,1 milhões m² de área comercial e 315.000 m² de espaço locável, destinado ao comércio de varejo. A empresa planejou abrir seis lojas em 2011.

Sobre GRAPHISOFT ®
A Graphisoft começou a revolução BIM com ArchiCAD ®, o primeiro software BIM da indústria para arquitetos. A GRAPHISOFT continua a liderar o mercado com soluções inovadoras, como o revolucionário GRAPHISOFT BIM Server ™, o primeiro ambiente de colaboração BIM em tempo real do mundo, e EcoDesigner GRAPHISOFT ™, a primeira aplicação totalmente integrada para a modelagem energética do edifício. As soluções inovadoras da Graphisoft mudaram fundamentalmente o modo como os arquitetos projetam e compartilham em todo o mundo.

* matéria traduzida do Portal iWay Magazine do México, originalmente escrito por Editorial Viadas