20 fevereiro, 2019

Norden^ Arquitetura: Projeto Arena Goiás


Baseado em Goiânia, a Norden^ tem como suas premissas a qualidade, eficiência, criatividade e a constante busca pela inovação, que levaram o escritório à decisão de implementar os processos BIM nos projetos das áreas em que atuam: edifícios residenciais, comerciais, esportivos e de hotelaria.


Sempre em busca de novas tecnologias que atribuam mais qualidade e eficiência aos seus projetos arquitetônicos, suas expectativas com a implementação de um processo BIM eram uma melhor interpretação e análise, aumento na produtividade no desenvolvimento dos projetos, além da extração de informações que seriam de grande valor para seus clientes: quantitativos.

“Hoje em dia, os processos estão sendo cada vez mais rápidos e a busca pela minimização de erros, redução de custos e agilidade no canteiro de obras os fizeram entender que a plataforma BIM seria uma tecnologia essencial em um futuro próximo, e eles teriam que estar mais que preparados para isso.” explica Jean Marcel, sócio-diretor da Norden^. 

A implementação do ARCHICAD aconteceu no momento certo para a Norden^, que mais do que nunca via a necessidade de ser ágil e veloz no desenvolvimento de um novo projeto, a Arena Goiás, um trabalho grande e desafiador, com prazo de entrega de apenas 3 meses.  O ARCHICAD teve um papel de destaque neste processo, permitindo que a equipe de arquitetos otimizasse seu trabalhado de criação sem perder a qualidade, e paralelamente, extraísse quantitativos para a equipe técnica.






"A velocidade da execução deste projeto se deu exclusivamente graças ao ARCHICAD, que conseguia transformar um croqui em informações que eram validadas imediatamente com a equipe de Engenharia. Então, a partir dos croquis criados por nós, o software nos permitia obter os quantitativos e as metragens, que prontamente eram enviados para a aprovação da equipe de engenharia. Foi um trabalho que só foi possível em função de estarmos trabalhando com o ARCHICAD, sem ele o estádio não sairia nestes 3 meses", afirma Paulo Renato, Sócio-Fundador da Norden^.







Projeto desenvolvido em colaboração de VB Arquitetos


O processo de implementação do ARCHICAD

A Norden^ optou realizar a implementação do ARCHICAD através de um projeto piloto com duração de 6 meses, com treinamento e acompanhamento da Larmarck, Consultoria e Agente GRAPHISOFT na região. A partir deste projeto, a equipe de arquitetos pôde vivenciar na prática os benefícios que o software traria para o dia a dia.

"No início tentamos implementar o BIM através de outro software, porém não tivemos o resultado esperado. Na busca de um software que atendesse as nossas expectativas conhecemos o ARCHICAD. Tivemos uma adaptação muito boa por ser um software muito intuitivo e de fácil aprendizagem, extensa biblioteca própria com vários tipos de portas, janelas, mobiliários e etc. Possui um template específico para o Brasil, além de rodar bem nas máquinas que temos hoje no escritório."

JM: "Percebemos que a cada novo projeto temos uma evolução através do programa. Conseguimos cada vez mais extrair informações que auxiliam nossos clientes na execução das obras. Desta maneira, além de evoluir na qualidade, criamos uma fidelização com nosso cliente, pois entregamos além do esperado e do que outros concorrentes apresentam ao mercado."

A colaboração simultânea através do TeamWork e a apresentação do projeto para o cliente de forma interativa através do BIMx são outros pontos positivos que o escritório gosta de destacar.

Para Jean, umas das maiores vantagens do uso do ARCHICAD, é a possibilidade de visualizar melhor seus projetos enquanto ainda estão sendo desenvolvidos, sendo possível prever e corrigir erros ainda na fase da criação.


Sobre a Norden^















A Norden^ é um escritório que vai muito além do projeto e sempre busca solucionar, com eficiência, os desafios que a arquitetura traz diariamente, trazendo ideias e soluções voltadas para as pessoas, com funcionalidade e responsabilidade, buscando novos caminhos para ir cada vez mais longe.



Sobre a GRAPHISOFT

A GRAPHISOFT® iniciou a revolução do BIM com ARCHICAD®, o software BIM para arquitetos líder de mercado. Com a abordagem BIM do ARCHICAD, os arquitetos podem explorar os conceitos de projeto com total confiança, sabendo que cada detalhe está sendo capturado e todos os documentos estão sincronizados. A GRAPHISOFT continua a liderar a indústria com soluções inovadoras, como o revolucionário GRAPHISOFT BIM Cloud™, o primeiro ambiente de colaboração BIM em tempo real do mundo. A colaboração Open BIM oferece um fluxo de trabalho inteligente, baseado em modelo, entre os membros da equipe de projeto, arquitetos e complementares usando ARCHICAD, resultando em uma maior eficiência no processo de projeto e construção.

Ainda não conhece o ARCHICAD? Comece a testar hoje mesmo o software BIM que vem revolucionando o mercado: www.myarchicad.com