17 agosto, 2015

19 Dias Com o ARCHICAD 19 - Dia 17

Bem vindo ao 19 dias com o ARCHICAD 19.

O ARCHICAD 19 será lançado no dia 19 de Agosto e durante estes 19 dias vamos trazer as principais novidades da nova versão. Aproveite!

OPEN BIM - Melhorias na Importação IFC

Importação da Geometria Exata 

Desde a introdução das conexões baseadas em prioridade e dos Materiais de Construção, a conexão automática de elementos afeta a geometria entre os elementos com base em sua prioridade. A partir do ArchiCAD 19, os usuários têm a opção de evitar isso ao importar um modelo IFC. Desta forma, eles podem ver o modelo exatamente como parecia na ferramenta de criação original, e nenhuma auto interseção é usada.

  • O IFC importado dos elementos do espaço do modelo (IfcSpace) serão sempre gerados como Zonas do ArchiCAD, que sempre manterão a geometria original dos elementos importados
  • Funções de importação (Abrir, Agrupar, etc.) asseguram que os elementos importados serão sempre exibidos nas suas cores originais
  • Opção de uso de Objeto ou Ferramenta Morph para gerar edifício importado, MEP ou outro elemento
  • Novo tradutor IFC para “Importar Geometria Exata ” é fornecida no modelo
Manipulação dos Atributos para Importação IFC
  • Capacidade de substituir materiais e estilos de representação dos elementos do modelo IFC com Materiais de Construção e Atributos de Superfície predefinidos. Isto levará a arquivos de projeto muito mais limpos, porque as definições de atributos do modelo não serão recriados desnecessariamente.
  • Template inteligente para converter o IFC dos Materiais para Materiais de Construção: a lista de IFC dos Materiais mapeada pode ser facilmente expandida com base no conteúdo do Arquivo IFC.
    Neste exemplo, a Conversão de Materiais e Superfície substitui os materiais originais e as superfícies do modelo IFC importado, com elementos de concreto em azul e elementos de aço em vermelho.

Gerenciamento do ID dos Elementos Espaciais IFC

A Atribuição de ID Inteligente já está disponível nos campos de Informação do Projeto para o ID do Projeto, o ID do Terreno e o ID da Construção no ArchiCAD.
Você pode usar palavras‐chaves adicionadas ao ID do projeto, ID do terreno e ID da Construção para controlar se os elementos espaciais (IFC do Projeto, IFC do Terreno e IFC da Construção) são atribuídos valores IDGlobal iguais ou diferentes ‐ mesmo se estes estiverem localizados em projetos criados com um único template.
Por exemplo, você pode garantir que duas construções localizadas em um único terreno tenham valores de IDGlobal diferentes.

Melhoria na Importação dos Modelos MEP

Ao importar Elementos MEP, o ArchiCAD agora otimiza a gestão da geometria compartilhada. Como resultado, a importação irá produzir menos elementos geométricos (no caso dos Morphs) e menos Itens de Biblioteca (nos casos de Objetos).
No ambiente do Modelador MEP do ArchiCAD (uma Extensão opcional), o programa
  • pode converter elementos‐tipo do Modelador MEP a partir de todos os Elementos MEP de um modelo IFC importado, e
  • pode detectar automaticamente e calcular um parâmetro de isolamento (quando necessário) para os itens tubo importado e duto.
    Os Elementos MEP serão importados com a sua cor original.
Atualizar com Modelo IFC
O comando “Atualizar com Modelo IFC” foi expandido com novas funções e personalizações. Escolha a sua opção preferida:
  • Gerar apenas as novas propriedades
  • Atualizar as propriedades existentes com as alterações
  • Apagar as propriedades não utilizadas do Projeto do ArchiCAD
  • Faça uma atualização usando todas as três opções apresentadas acima
Além disso, você pode usar a opções de Filtro de Modelo para definir quais propriedades dos tipos de elementos (por exemplo, apenas os pilares, ou apenas os elementos de um piso em particular) devem participar na atualização.

Neste exemplo, o processo de atualização adiciona as novas propriedades das Vigas e Pilares, que são encontradas no modelo IFC e no atual Projeto do ArchiCAD.



Mapeamento simplificado de dados IFC dos Parâmetros de Itens de Biblioteca
Nova opção em Configuração de Esquema IFC: se um parâmetro particular é comum a vários elementos de item de biblioteca, você pode mapear estes dados IFC correspondentes em apenas uma etapa.

Neste exemplo, o parâmetro “FM_SerialNumber” é mapeado para a propriedade IFC “SerialNumber” como item de Biblioteca Independente. Isto significa que qualquer IFC de elemento que é gerado por um item de Biblioteca (Janela, Porta, Objeto, etc) é atribuído o valor deste parâmetro, desde que o elemento inclua este parâmetro “FM_SerialNumber”.



Exportação de Dados IFC para o BIMx
Você pode controlar quais informações dos elementos serão publicadas como parte do seu Hiper‐modelo, para serem vistos no aplicativo BIMx. para dispositivos móveis.
Uma opção é exportar as propriedades IFC de cada elemento, conforme definido no painel Etiquetas e Categorias da caixa de diálogo das Definições destes elementos.

Melhoria do Desempenho IFC
Manipulação rápida de Dados IFC no Gestor IFC.

Melhoramentos do IFC API
As Extensões desenvolvidas para o ArchiCAD podem agora, em execução, designar atributo IFC, propriedades e dados de classificação para elementos e tipos de produtos.
Esse recurso também permite às Extensões definirem o mapeamento entre os dados personalizados e dados do IFC com regras simples e complexas. 


Quer saber mais?
Assista ao vídeo Open BIM in Action e saiba mais sobre as melhorias na importação IFC do ARCHICAD 19

Ainda não conhece o ARCHICAD? Baixe hoje mesmo a Versão de Avaliação Gratuita do ARCHICAD e prepare-se para este novo lançamento!